As professoras da Escola Sara Bom Moretti, em Siderópolis, vem proporcionando maneiras diferentes de ensinar aos 120 estudantes do primeiro ao quarto ano. Essa semana, por exemplo, as crianças tiveram uma experiência completa de “ir ao cinema”. Com dinheirinhos guardados dentro da carteira, eles pegaram fila, compraram ingresso e pipoca, e assistiram um filme. 4i24p
A brincadeira, que aqui é levada a sério, faz parte do projeto “Sarau Literário”, planejado mês a mês, envolvendo os seis professores do período da tarde, e que ao longo do ano letivo promoverá contações de histórias, poesia, cordel e outras atividades que ainda vão surgir. Conforme a professora Jane Farias, as atividades em conjunto são realizadas todas as terças-feiras na parte da tarde, ensinando de maneira lúdica. A atividade do cinema, por exemplo, ensino matemática e o sistema monetário brasileiro.
“Vimos em cada olhar, em cada expressão, momentos valiosos e experiências maravilhosas. As crianças esperam o dia do sarau como algo mágico. O projeto vem enriquecendo o vocabulário, a cultura, a escuta, a socialização”, descreve a professora Jane. Conforme ela, após cada edição do sarau, as crianças interagem entre si, pautando também as conversas entre elas, com os demais colaboradores e chegando nas famílias.
O momento foi tão aguardado por alguns estudantes, que segundo as professoras, algumas alunas vieram com o cabelo arrumado, justamente porque “vão ao cinema”. “A minha sala se tornou uma sala da escola Sara Moretti. Todas as crianças conhecem todos os professores. Conversamos como se fossemos uma grande família. É maravilhoso”, avaliou a professora, emocionada.
Sarau Literário
O projeto vem trabalhando a literatura mensalmente, com atividades derivadas do livro escolhido no mês correspondente, envolvendo duas turmas de quarto ano, uma de terceiro ano, duas de segundo ano e uma de primeiro, chegando a 120 alunos. Além disso, a turma de educação infantil é convidada a participar das atividades, já que o planejamento pedagógico é diferente, chegando a 132 participantes das atividades. As professoras envolvidas são Aline Guiguer Olivo, Bruna Maravai, Jane de Farias, Khamila Mara Cecconi Fernandes, Letícia Zanette e Rejane Maria Colombo Pereira.
No município
Conforme a Secretaria de Educação, a ação já é derivada do projeto “Ler é uma verdadeira aventura”, de 2023, que busca estimular o hábito da leitura. O projeto corrobora o compromisso do Cantinho da Leitura, do Ministério da Educação (MEC), e está de acordo com o novo currículo da Escola em Tempo Integral, que foi elaborado com a participação do corpo docente da escola e Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis.
“Foi a partir daí que propusemos que, do primeiro ao quinto ano, houvesse um momento de leitura. Então, a professora Lorita sugeriu movimentar a biblioteca da escola, para que as crianças conhecessem e utilizassem o espaço”, comentou a coordenadora pedagógica da Secretaria de educação de Siderópolis, Denise Nunes.
Adicionar comentário 4q2s2e