Na manhã desta sexta-feira, 16, o município de Siderópolis promoveu uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização, organizada pela Secretaria de Assistência Social, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da proteção à infância e à adolescência. 3617p
A atividade reuniu crianças de escolas da área central, representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Tutelar e da Associação Feminina de Assistência e Bem-Estar Social de Siderópolis (Afabess). Os participantes percorreram cerca de 500 metros, saindo da sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Diomício Freitas, até o Paço Municipal, na Rua Presidente Dutra.
Durante o trajeto, colaboradores do CRAS também realizaram a distribuição de panfletos informativos no comércio local. A psicóloga do CRAS, Aniely Kristyne da Luz Názario, agradeceu a participação da comunidade e reforçou a importância da atenção aos sinais de abuso. “Devemos orientar e conversar com as nossas crianças. É fundamental esse cuidado. Todos nós somos responsáveis por protegê-las, amá-las e orientá-las para que estejam seguras”, afirmou.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, e o vice,Rafael Frello, participaram da caminhada e ressaltou que a informação e a conversa com as crianças como prevenção. “Elas não podem ter medo de avisar e de denunciar, se preciso for. E isso depende de toda a sociedade que precisa dialogar sobre o assunto”, comentou.
A campanha
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, foi instituído em memória do “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, um crime que chocou o país. A campanha tem caráter nacional e visa conscientizar toda a sociedade sobre seu papel na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A secretária de Assistência Social de Siderópolis, Fernanda Frello Venturini, destacou que o mês de maio é simbolizado pela cor laranja. “A caminhada integra a campanha ‘Faça Bonito’, que busca mobilizar a sociedade em defesa da infância. A flor amarela, símbolo da campanha, remete aos desenhos da primeira infância e representa o cuidado e a proteção que devemos assegurar às nossas crianças e adolescentes”, explicou.
Adicionar comentário 4q2s2e