Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 19, a Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou, em segunda votação, o projeto de lei de autoria da vereadora Jadna Rodrigues (PSD), que declara o “Torneio de Taco Luciano Venturini” como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Com o apoio unânime dos parlamentares, a matéria agora segue para a sanção do prefeito Franqui Salvaro. 271e12
O tradicional torneio, realizado há 40 anos nas terças-feiras de Carnaval, é muito mais que uma competição esportiva, tornou-se um símbolo da identidade cultural e do espírito comunitário de Siderópolis. A proposta reconhece oficialmente o valor histórico e social da prática, reforçando a importância de sua preservação para as futuras gerações.
Segundo a autora do projeto, o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial é uma forma de valorizar práticas que promovem a união entre as pessoas e que fazem parte da memória afetiva da cidade. “O Torneio de Taco representa mais que um esporte, representa tradição, amizade e pertencimento. É uma celebração da nossa cultura local”, destacou Jadna.
A valorização de práticas esportivas como bens culturais tem ganhado força em todo o mundo, sendo reconhecida por instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O torneio a agora a integrar oficialmente esse conjunto de bens imateriais que compõem a história e a identidade do município.
Sessão Solene
Para comemorar os 40 anos do torneio, o Legislativo irá realizar uma Sessão Solene em homenagem às quatro décadas de história. O evento será no dia 2 de junho, às 19h30, no Plenário da Câmara. A previsão é de que, durante a solenidade, seja feita a entrega oficial da lei já sancionada pelo prefeito, além da entrega de homenagens a participantes e organizadores do evento.
Histórico do Torneio
Iniciado em 1985, o evento sempre é disputado nas tardes da terça-feira de Carnaval, em Siderópolis. Em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, os organizadores e simpatizantes se reúnem para resgatar uma das brincadeiras mais tradicionais do município. Pessoas de todas as idades assistem às jogadas e torcem pelas duplas.
Desde 2014, a competição foi batizada como Torneio de Taco Luciano Venturini, em homenagem a um dos participantes, falecido em 2013. As taças continuam sendo dedicadas a cidadãos sideropolitanos falecidos, escolhidos pelos próprios participantes.
Adicionar comentário 4q2s2e