A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) completou 32 anos dedicados à promoção da dignidade e do bem-estar social. Hoje, a entidade acolhe aproximadamente 600 pessoas, entre mães e idosos, por meio de ações contínuas como os Grupos de Mães e os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Terceira Idade. 3q384i
“Celebrar os 32 anos da Afabess é comemorar o amor ao próximo, a dedicação de tantas mulheres e voluntárias que fazem a diferença na vida de centenas de famílias”, destacou a presidente de honra da associação, Rosa Susana Salvaro Fernandes. Ela frisa que o trabalho da Afabess é exemplo de solidariedade e compromisso social em nossa cidade.
Missa e projetos
Para marcar a data, na última semana, uma missa comemorou seus 32 anos de atuação, reunindo autoridades, voluntárias, beneficiários e membros da comunidade, num misto de emoção, fé e gratidão. O momento marcou não apenas a trajetória da entidade, mas também o reconhecimento da força e do papel transformador das mães.
Durante a missa ainda foram lembrados os principais projetos desenvolvidos pela Instituição, como o “Um Gesto de Amor”, que transforma tampinhas e lacres em cadeiras de rodas; o “Afabess Solidária”, que distribui roupas gratuitamente, e o “Bem-vindo à Vida”, que entrega enxovais a mães em situação de vulnerabilidade, com apoio do CRAS.
“Somos uma rede de cuidado formada por voluntárias, mães, avós e amigas que, com amor e união, ajudam a transformar realidades. A Afabess é feita por mulheres que acreditam no bem e que, juntas, constroem uma Siderópolis mais acolhedora e humana”, frisou a diretora executiva da Afabess, Ana Leila Marangoni.
Além dos projetos sociais, a instituição também atua na confecção de figurinos para as cortes das festas do município, como a tradicional Festa do Colono, além de produzir materiais têxteis como cortinas, lençóis e toalhas para órgãos públicos. Parte desse trabalho é realizado com o apoio da costureira e da designer interna da instituição.
Sobre os Clubes
Os Clubes de Mães e da Terceira Idade de Siderópolis são grupos comunitários que promovem a união e o fortalecimento social por meio de atividades manuais, como bordado, crochê, artesanato, entre outras. Cada grupo se reúne uma vez por semana, no período vespertino ou noturno.
Neste ano, o trabalho desenvolvido pelos clubes tem como foco o linho. Cada integrante recebeu o material e está desenvolvendo peças bordadas de forma livre, como toalhas, bolsas, fronhas, almofadas e conjuntos americanos, entre outros itens.
A programação para este ano promete envolver as participantes e a comunidade. Os idosos terão uma gincana especial, além da quarta edição do Show de Talentos, que já se consolidou no calendário da Afabess.
Novidade para 2025
Uma das novidades para 2025 é a criação de uma oficina de artes, que permite aos participantes aprender diversas técnicas e habilidades. Essa atividade é oferecida separadamente dos encontros regulares dos Clubes de Mães e do Grupo da Terceira Idade.
“Os clubes representam muito mais do que encontros semanais. São espaços de afeto, aprendizado e convivência que fortalecem nossa comunidade. A Prefeitura continuará apoiando ações como essas, que valorizam as pessoas e promovem qualidade de vida”, concluiu o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Adicionar comentário 4q2s2e